domingo, 20 de março de 2011

Meme Literário

O convite para participar no Meme Literário foi-me dirigido pela Valéria. Assim, Memente falando:


1- Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual?


O Nome Da Rosa – autor Umberto Eco



Decorre em 1927. O mundo cristão está devassado pelas lutas pelo poder, pelos movimentos de reforma espiritual e pelas heresias

Numa importante Abadia Beneditina, vão reunir-se teólogos enviados pelo Papa e pelo Imperador

Guilherme de Baskerville, teólogo imperial, vai para a abadia com o seu noviço, a fim de investigar acusações de heresia, bem como uma série de assassinatos. O teólogo acredita que as mortes na abadia estão de algum modo relacionadas com heresias e com livros misteriosos escondidos na biblioteca. Por sua vez a biblioteca é um labirinto bem guardado onde os livros estão organizados segundo um plano secreto.


2- Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto da sua vida, qual seria?


Rio Das Flores – autor Miguel Sousa Tavares


É a história de três gerações da família Ribeira Flores, proprietários rurais alentejanos, que tentam manter imutável o que a terra uniu, no meio da turbulência causada por décadas de paixões e ódios. Decorre na primeira metade do sec XX, marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz á liberdade é demasiado difícil de percorrer.

Conta-nos a vida de dois irmãos, o confronto entre o amor à terra que os viu nascer e o apelo pelo novo desconhecido, entre amores e desamores de uma vida e o confronto de ideias que os separam.


3- Indique três dos seus livros preferidos:


A cidade e as Serras – autor Eça de Queirós



O escritor relata a travessia de Jacinto de Tormes, um ferrenho adepto do progresso e da civilização - da cidade para as serras. Ele troca o mundo civilizado, repleto de comodidades provenientes do progresso tecnológico, pelo mundo natural, selvagem, primitivo e pouco confortável.

A Cidade e as Serras aborda a relação entre as elites e as classes subalternas como faz Jacinto ao reformar a sua propriedade no campo e melhorar as condições vida dos trabalhadores.


O perfume –autor Patrick Suskind



É uma obra fascinante que retrata a realidade de uma época na cidade de Paris. O protagonista, nasce num mercado por baixo de uma banca de peixe onde o cheiro é fétido. Passou parte de sua infância num orfanato, sendo vendido quando jovem, ao dono de um curtume, onde trabalhou duro. Certo dia pelas ruas de Paris sente um cheiro delicioso, o de uma donzela que vendia ameixas. Involuntariamente mata a moça e daí em diante começa a saga que desencadeia uma série de assassinatos. Vai para Grassi uma cidade da França para aprendiz de perfumista, a fim de aprender a preservar perfumes, acabando por conseguir criar o perfume ideal. Jean Batiste ao usar o seu próprio perfume, foi amado ao ponto de ser completamente devorado por aqueles que tiveram contacto com ele naquele momento.


Cisnes Selvagens- autor Jung Chang


Percorre a história da China, desde os tempos feudais dos senhores da guerra (1932) passando pela invasão Japonesa da Manchúria e pela guerra civil entre os comunistas e o Kuomintang de Chang Kai-Chek apoiado pelos americanos, até à barbárie da revolução cultural do PCC de Mao Tsé-Tung, (1978)

4 comentários:

  1. Oi Mikasmi.
    Parabéns pelas indicações,o Perfume é um livro inesquecível, também adoro.
    Eu participei desse MEME e foi muito difícil as escolhas rsrsrs, eu tinha tantos que gostaria de indicar e acabaram ficando de fora.
    Um abraço e sucesso para você e seu lindo Blog.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo post com belas indicações de leituras de livros, me chamou a atenção de um dos seus livros o Nome da Rosa que Decorre em 1927. O mundo cristão está devassado pelas lutas pelo poder, pelos movimentos de reforma espiritual e pelas heresias. Sendo que na década de 90, quando estava Faculdade Fazendo Letras na ULBRA em Canoas-Rio Grande do Sul/Brasil eu fiz um estudo no filme de mesmo nome que foi tirado do Livro, tendo gostado muito de apresentar o trabalho, ok!

    ResponderEliminar
  3. Eu li O Perfume. É destes livros que prendem a atenção da gente. Um cara que passa despercebido por não ter cheiro! As dores das pessoas "invisíveis" do nosso mundo! E o final, doido demais, não é?

    Em Nome da Rosa... dispensa comentários. Tem que ler pra participar daquela intrigada aventura.

    Os demais, não conheço. Mas em se tratando de Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras me atraiu a atenção.

    Querida, muito obrigada por suas indicações e participação. Claro, entendi porque não indica mais ninguém, e não vejo nenhum problema nisto, o importante foi ver vc aqui.

    Obrigada!

    Bjs

    Valéria

    ResponderEliminar
  4. Olá !!

    Maravilhosas as suas indicações !! de todas li comente o Nome da rosa, o qual também acabei indicando no meu meme, mas pelo descrição dos outros, são todos ótimas leituras, vou deixar anotadinho !
    Estes memes literários, são na minha opinião, alguns dos melhores, pois trazem um incentivo à leitura e também nos dão oportunidade de conhecer melhor as preferências dos amigos virtuais, além de é claro, engordar nossas estantes de livros incríveis !
    Um enorme abraço e bom restinho de semana !!

    ResponderEliminar